terça-feira, 1 de março de 2011

Sobre educação

               Todos falam muito em educação, que os governos tem que investir em educação, etc., etc. Todo mundo fala isso. Mas por que tem muita gente que tem acesso a ela, e acesso à educação de qualidade mas não dá valor?

               Todos cobram muito do governo federal investimentos em educação. O governo investe, e desde o início do governo Lula, tem-se investido bem mais em educação do que nos governos anteriores. Mas muitas escolas continuam em situações precárias, quando não estão fechadas. O que acontece é que o governo federal manda as verbas para os governos locais, ou seja, os estaduais e municipais. Aí o dinheiro muitas vezes é bastante desviado, e chega fragmentado às escolas, e por isso muitas mal funcionam.
              
               Muitas escolas públicas são assim:







Mas quando o dinheiro não é desviado, elas também podem ser assim:




                     Mas, eis a outra questão: por que há tanta gente que tem a oportunidade de estudar em uma escola de qualidade, seja ela pública ou particular, mas não dá valor, segue caminhos errados, faz o que não deve...?
                    A educação de qualquer pessoa começa dentro de casa. O que um professor ensina na sala de aula, ele ensina para todos ao menos tempo, com as mesmas plavras, mas por que tem uns que estudam e outros não? Os que estudam, geralmente tem pais que o incentivam àquilo. Outros recebem de pais estímulo para ter uma vida melhor do que aquela que tem, para que possam dar a seus filhos uma vida mais segura, e menos sofrida do que a que tiveram. Ainda tem aqueles que vêem sozinhos o que querem, que ainda com maus exemplos em casa pensam "eu vou estudar por que não quero ser assim". Mas esse último exemplo é meio raro.
                   Aqueles que não estudam, geralmente tem pais que não incentivam, mas apenas cobram; que até incentivam, mas não a estudar, que levam os filhos pros bares quando vão beber com os amigos. Tem pais que não têm paciência de conversar com os filhos, e eles passam a procurar conselhos de estranhos que nem sempre querem o seu bem, criam os filhos soltos, e estes não dão a menor satisfação da vida aos pais. Mas isso nunca lhes foi cobrado mesmo...

                 Então mais importante do que qualquer educação, é a educação de casa, por que sem ela, não há escola que dê jeito !

                                                                                           RávillaSilva.

0 comentários:

Postar um comentário