quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Se fosse pelo preconceito, eles não teriam chegado lá


"Quase Deuses" é um dos melhores filmes que assisti ultimamente, e pra não deixar criar teias de aranha no nosso tópico sobre filmes, vou falar dele hoje e nessas férias pretendo indicar bem mais pra vocês. Contar o filme todo não tem graças, mas vai uma parte. 
OBS.: Ahh e outra coisa, gosto de filmes que tenham "começo meio e fim", aqueles filmes que parece que faltou dinheiro pro final acho que não vou nem postar aqui, e se postar eu aviso logo pra vocês não se decepcionarem comigo depois, tá ? :D Bjs :*.

Mais ou menos na década de cinquenta, um jovem negro que desejava profundamente fazer medicina vê a oportunidade de conseguir dinheiro para a faculdade e o casamento indo trabalhar com um renomado médico pesquisador, o Dr. Alfred Blalock. Mesmo não sendo formado ainda, Vivien Thomas é um ótimo assistente, e passa a fazer pesquisas junto com o Dr. Blalock. Mas por ser negro, Vivien sofre muitos preconceitos (não por parte de Blalock), e o filme retrata muito bem o que acontecia naquela época.
Blalock é desafiado a uma nova pesquisa, em uma área tida como impossível: a operação de coração nos bebês azuis (de forma rápida, o coração sofre muito para mandar o sangue oxigenado para todo o corpo, assim, o corpo vai receber pouco oxigênio e vai ficando azul; esses bebês também tem dificuldades para respirar).



Vivien vai como assistente de laboratório, mas recebe como um servente qualquer por ser negro, e como o Blalock não ligava para essas coisas, Vivien fica bastante chateado. As pesquisas são feitas em cães, e que se encarrega dela na maior parte é Vivien. Ele mesmo opera os animais, até que um dia ele descobre a origem do problema, e consegue revertê-la, junto com o doutor. Um não é nada sem o outro, mas Blalock nunca conseguiria essa sem Vivien. Blalock não tinha nenhum preconceito racial contra Vivien, ao contrário da maioria das pessoas. O filme é baseado em fatos reais, e é bom para calar a boca de muita gente preconceituosa por aí: a primeira cirurgia cardíaca não teria acontecido sem as "mãos" de um ajudante de médico negro. Tem mais umas coisinhas lá que eu não vou contar tudo, né ? O filme tem quase duas horas, e eu super recomendo. Quem assistir, deixe seus comentários aqui por favor. Bjs e espero que gostem, fiquem com Deus^^.

2 comentários:

  1. Adoreeeei o post e com certeza vou assistir o filme =)
    Um dos melhores blogs que ja vi.
    Sucesso ;*

    ResponderExcluir
  2. Obg amr *--*

    Se vc quiser que agente poste sobre algo mais aqui, tipo, algum filme, talzz, é só pedir tbm, tá :* ?

    ResponderExcluir