sexta-feira, 10 de junho de 2011

As Crônicas de Nárnia - O Cavalo e seu menino

            O Cavalo e seu menino é, na ordem de datas a terceira Crônica, mas na ordem de publicação é apenas a quinta, publicada em 1954. A história se passa durante o reinado dos quatro: Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia.
             Shasta fora criado e maltratado por um simples pescador na Calormânia (país vizinho à Nárnia), até que um Tarcaã (espécie de guerreiros poderosos) aparece em sua casa para pernoitar. Depois de ouvir uma conversa entre o Tarcaã e seu "pai", o menino descobre que estavam negociando a venda do menino. Descontente com a descoberta, Shasta vai até o lugar onde estava o cavalo, fala com ele e o cavalo responde. Isso mesmo; ele era um cavalo falante de Nárnia, chamado Bri. Bri dá a Shasta a ideia deles fugirem de madrugada e assim o fazem.


             Na fuga conhecem Aravis, uma tarcaínca, filha de um tarcaã, também fugindo com Huin, uma égua falante. Depois de muitas aventuras passando por Tasbaan, eles conhecem Edmundo e Susana. Os reis de Nárnia fogem de Tashbaan por que o príncipe Rabadash que casar-se à força com Susana.

            Aravis escuta os planos do Tisroc (tipo o rei de Tashbaan, pai de Rabadash) de invadir Anvar (um reino, ou país ntes de Nárnia), e assim tomar Nárnia, e conta a Shasta e os cavalos. Os quatro desembestam na frente para avisar ao rei de Anvar sobre o ataque e prepará-lo, o que é feito com sucesso.
             De lá, Shasta vai à Nárnia com a ajuda de Aslam, e consegue passar o recado adiante, fazendo com que ele chegue a Cair Paravel (o palácio dos reis de Nárnia).
Tropas de Nárnia e de Anvar se unem e arrasam o exército de 200 homens de Rabadash.
             Shasta descobre que é filho do rei de Anvar, e seu nome verdadeiro é Cor. Cor (ou Shasta) é irmão gêmeo de Corin (em Anvar os nomes são assim mesmo).

                 Esperando que tenham gostado, RávillaG.

0 comentários:

Postar um comentário