quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Molly, a mãe da ordem

    
Assisti a uma matéria com a nossa querida Joanne Katlen Rowling no DVD de Relíquias da Morte parte 2, e ela comentava sobre a figra materna, principalmente a figura de Molly Weasley, e foi algo que achei incrível, porque são coisas facilmente perceptíveis, mas que geralmente não damos muito destaque. Paralelo a isso, a atriz que interpretou Molly fala da importância de a história ter sido escrita por uma mulher.


Molly não é só a mãe de Gui, Carlinhos, Percy, Fred, Jorge, Rony e Gina. Ela também é mãe de Harry, Hermione, Tonks, Lupin, de Sirius, apesar de todas as brigas; enfim, da Ordem da Fênix (se brincar, até de Dumbledore)! É ela que se preocupa com tudo e com todos (se stão bem alimentados, bem vestidos, se todos os livros estão nas malas, e as meias e os gorros e tudo o mais). É ela que tem o pulso forte, por que até como disse Jô, ela é mãe de Fred e Jorge né? E pra criar aqueles dois sem endoidar e ainda conseguir ser respeitada e temida por eles, tem que ter moral.
A autora também comentou, que quando escreveu os primeiros livros, uma mulher disse para ela "a senhora Weasley é só uma mãe comum", ou algo do tipo, e la se intrigou com aquilo. Ela não queria que fosse assim. À primeira vista Molly parece sim uma mãe comum, uma dona de casa comum. Mas quem diria que ela lutaria na guerra contra os comensais da morte de Voldemort? Quem diria que ela mataria Belatriz Lestrange? Uma pessoa cuja definição de amor era justamente oposta? Belatriz era uma louca, que tinha uma ideia totalmente errada sobre o amor. Ela idolatrava um sanguinário e matava, torturava e até morreu por causa dele. Mas isso não vem ao caso. Mas foi maravilhoso ver que a Sra. Weasley era uma mãe, uma mãe leoa, que amava muito os seus filhotes; que já tinha perdido um deles, e não ia perder outro, não mesmo. Então ela chama a responsabilidade e põe fim às ousadias ridículas e insanas de Belatriz, e provoca a ira de Voldy. E se ela fosse a eleita ela teria matado ele também, bastasse se meter com sua família! Mas foi ótimo ela ter mostrado que não usava a varinha só pra serviços domésticos.
E pra terminar, concordo plenamente com o que Julie Walters (que interpretou Molly) disse: que esse maravilhoso sentimento que é o amor materno não teria tanto destaque se a série tivesse sido escirta por um homem!

                                                                                       Rávilla Silva

0 comentários:

Postar um comentário