domingo, 27 de fevereiro de 2011

Sobre "As Crônicas de Nárnia"


As Crônicas de Nárnia são fabulosas histórias escritas pelo C.S. Lewis há vários anos atrás. Infelizmente Lewis não vive mais. Ele nasceu em 1898, e era Inglês. Amigo de J.R.R. Tolkien (autor de "O Senhor dos Anéis", o qual falaremos daqui há algum tempo), eles participavam de uma "associação" de escritores de livros tipo aventuras.



Lewis dizia que As Crônicas de Nárnia são histórias para ajudar entre outras coisas, a aproximar as pessoas de Deus. Os livros fazem alguma apologia à Bíblia, e coisas que fazem sentido quando se pensa em Deus.
As histórias são pequenas, entre 79 e 120 páginas mais ou menos... Possuem uma linguagem muito direta e fácil de entender.
             Na história, Aslan é tipo, o nosso Deus:

ele prega o perdão: em o Leão a Feiticeira e o Guarda-roupa, Edmundo trai os prórpios irmãos, e Aslan mostra que é preciso predoá-lo.Em "O Sobrinho do Mago", que pela ordem cronológica é a primeira Crônica, assim que Nárnia é criada o mau se infiltra nela (a Feiticeira Branca, Jadis), e em certo ponto, Digory Kirke (o professor) vai a um jardim, onde eleprecisa pegar uma maçã e levá-la a Aslan. Enquanto ele vai lá, Jadis fica "envenenando" sua cabeça para que ele coma a maçã, assim como a serpente fez com Eva no paraíso; em "O príncipe Caspian" nós é mostrado que para um bem maior todos devemos nos unir. Na história, narnianos inimigos, e Caspian, Telmarino, se juntam com os antigos reis e rainhas de Nárnia, e todos lutam pelo bem dela; em "A viagem do Peregrino da Alvorada", asism como no Príncipe Caspian, muitos não encontram Aslan, porque não acreditam que ele exista, acham que ele não passa de uma lenda, pois passou muito tempo sem aparecer. Apenas Lúcia não perde a fé e o encontra primeiro. Apenas Lúcia e Edmundo voltam a Nárnia em A viagem do Peregrino da Alvorada, pois Nárnia é um lugar para pessoas puras, crianças, e Pedro e Susana já foram "corrompidos" e já começam a pensar em namoro, por exemplo. No fim, Aslan fala que também Lúcia e Edmundo não voltarão mais, e fala que estará observando eles, e cuidando deles aqui na Terra, e Lúcia pergunta se não vão se ver, e como saberão que ele está ali. Aslan fala que nunca os abandonará, e que em nosso mundo ele tem outro nome (Deus). Leim, assistam aos filmes, vocês não irão se arrepender !  Por RávillaG.

0 comentários:

Postar um comentário