sábado, 21 de julho de 2012

Anti-nazismo dentro da Alemanha

Olá pessoas! Ultimamente tenho visto alguns filmes sobre Segunda Guerra Mundial, e mais especificamente sobre o nazismo. Os dois últimos foram Operação Valquíria, de 2008 (dirigido por Bryan Singer), com Tom Cruise e Bill Nighy, e Bastardos Inglórios, de 2009 (direção de Quentin Tarantino), com Brad Pitt e Christoph Waltz.



O que os dois tem em comum? Bom, os dois são a prova de que tinha gente lá dentro do sistema tentando acabar com ele, fossem oficiais do exércitos que não o apoiavam, fossem agentes de outros países infiltrados lá;  quem nem todos os alemães apoiavam as atrocidades contra os judeus, ou negros, ou enfim, os não-arianos.
A Operação Valquíria seria iniciada quando Hitler fosse assassinado na Toca do Lobo, onde se reunia com seus generais. Os traidores do nazismo anunciariam que a SS e a Gestapo estavam se rebelando contra a Alemanha de Hitler, e iriam combatê-la. Estando no poder, colocariam fim ao nazismo.
Os Bastardos Inglórios eram caçadores de nazistas, justiceiros. A organização era grande e contava até com o apoio da famosa atriz alemã Bridget Von Hammersmark. Aldo (Brad Pitt) e seus homens foram enviados dos EUA para se infiltrar na Alemana e combater os nazistas. Eles emboscavam os grupos e matavam quase todos: deixavam um escapar para contar a história e dar fama a eles, passar informações aos generais (as informações que eles ordenavam) e coisas desse tipo. Mas eles sempre ficavam marcados.
Paralelamente a tudo isso, conhecemos também Shoshana, uma francesa judia que viu a família ser assassinada covardemente. Anos depois, ela tornou-se proprietária de um cinema, e acabou atraindo a afeição de um herói de guerra nazista (logo ela que adorava os nazistas). Em um certo momento, os ideais de Shoshana e dos Bastardos estarão em sintonia, e eles veem uma oportunidade de ouro em um evento nazista que acontecerá na França.
Achei os dois filmes ótimos. O primeiro foi baseado em fatos reais, por isso sabemos que a operação não deu certo, mas é muito interessante saber porque deu errado. O segundo é uma ficção. Se não fosse, milhares de vida teriam sido poupadas.

                                                                                                     -Rávilla Silva.

1 comentários: