segunda-feira, 4 de julho de 2011

A casa dos espíritos


Um filme, que de primeira impressão, ao vermos o seu título, provoca-nos um descontentamento, pois passamos a pensar que tal filme seja de terror, mas quem o assisti ver que não é disso que o filme se trata. A casa dos espíritos relata uma história romântica vivida entre a década de 20 e a década de 70 no chile, gravada por um elenco esplêndido. Entre os romances da história a várias desavenças e várias contradições. Na década de 20, um homem chamado Steban, ficou noivo de uma bela moça chamada Rosa, eles estavam prestes a se casar. Filha de um político, Rosa foi envenenada em um evento político de seu pai, não era pra ter sido ela e sim seu pai, mas como foi ela que partiu a carne do banquete, foi obrigada a beber a primeira taça de bebida, tal bebida envenenada. Rosa tinha uma irmã chamada Clara. Clara tinha um dom não muito comum, ela meio que previa e pressentia os acontecimentos futuristas, após a morte de Rosa, Clara perdeu a fala e Steban foi morar em uma fazenda. Reconstruiu uma casa abandonada, deixando-a um verdadeiro rancho. Tornou-se poderoso, mas era um tanto infeliz, pois, depois de Rosa não se apaixonara por nenhuma outra garota. Então decidiu votar a cidade onde morava para visitar sua irmã Ferula. Voltando a seu antigo refúgio encantou-se por Clara, irmã de Rosa, por quem se apaixonou, Clara então depois de muitos anos voltou a falar depois que Steban pediu sua mão em casamento, casou-se com ela e levou-a junto com sua irmã Ferula para morar em sua fazenda. Clara, desde criança, sabia que Steban seria seu marido.





Os dois tiveram um filha chamada Blanca, Blanca foi criada junto a crianças filhas de empregados de seu pai. Mas, a criança por quem tinha mais afeto era Pedro. Steban tinha um filho fora do casamento a quem não reconhecia. Filho este que certo dia tentou abusar sexualmente de Blanca quando criança, mas fugiu antes de ser pego. Um dia Pedro e Blanca foram ao rio nus para tomar banho, e ao Steban ver a cena mandou a filha a um internato de onde só voltaria formada. Ao voltar do internado Blanca reencontra Pedro com quem passa a viver um romance intenso. Mas, por Pedro ,ao longo dos anos tornar-se um revolucionário e Steban não gostar nada disso o amor de Blanca e Pedro, passou a ser um amor proibido. Steban tinha ciúmes de sua esposa Clara com sua irmã Ferula, pois pensava ele que as duas tinham um caso, e após ver sua mulher dormindo com Ferula expulsou Ferula de casa e Ferula o amaldiçoou escutando tudo Clara discutiu com Steban e ele a deu um tapa na cara e ela jurou que nunca mais falaria com ele. Após dias jantando, o espírito de Ferula entrou porta a dentro dirigindo-se até a mesa em que todos estavam sentados e deu um beijo na bochecha de Clara, todos que estavam na mesa, por sua vez, haviam visto o espírito de Ferula, era o sinal de que Ferula tinha morrido e Clara foi ao seu encontro na igreja, onde estava morando e comprovou que ela estava mesmo morta. Clara então mudou para a casa de seus pais já falecidos com sua filha Blanca. Steban ficou solitário e tentou por várias vezes matar Pedro que vivia relacionando-se com sua filha as escondidas. Após sentir-se muito solitário mudou-se para a casa de Clara, mas, Clara continuou sem falar com ele, Blanca então descobriu que estava grávida e deu a luz a uma menina chamada Alba. Certo dia, jantando, o irmão bastardo de Blanca tocou a campanhia querendo falar com seu pai. Pediu a ele a recompensa por ter entregado o esconderijo de Pedro, pediu ele a Steban para tornar-se militar e Steban atendeu seu pedido. Steban então tornou-se um senador importante, seu partido não era democrata e perdeu as eleições para o partido democrata, mais o partido democrata foi dominado pelos militares fundando-se assim a ditadura no Chile. Certo dia, Clara estava a sós com sua neta Alba arrumando a árvore de natal quando sentiu-se mal e foi para cama acompanhada de sua neta, Clara estava morrendo e pediu a sua neta que dissesse ao avô que ela viria buscá-lo quando ele estivesse partindo, Clara então partiu deste mundo e cumpriu sua palavra, morreu sem falar com o marido que tanto amava.


Os ditadores passaram a procurar os revolucionistas, inclusive Pedro, para torturá-los e matá-los. Blanca, por sua vez, pediu que o pai escondesse Pedro e desse um jeito de mandar ele para fora do Chile e foi capturada em seu lugar por ser considerada a mulher de Pedro. Blanca foi torturada cruelmente por seu irmão que tornara-se militar, quando estava na solitária o espírito de sua mãe a visitou e pediu para ela reagir, depois de seu pai ter tentado de várias formas tirar Blanca da cadeia ela foi solta. Steban já tinha mandado seu genro, Pedro, para outro país com segurança e Blanca ficou muito feliz. Muitos anos se passaram e Steban pediu a Blanca para visitar a fazenda em que viveram a anos atrás. Ao chegar lá ele pede para deitar-se já muito debilitado devido a sua velhice. Blanca vai para o térreo e deixa seu pai lá em cima deitado relaxando. O espírito de Clara então vai ao encontro de Steban, pois era a hora dele partir. Uma das cenas mais emocionantes do filme. A casa dos espíritos nos mostra que a vida dá muitas voltas, apesar de todos os erros que cometemos um dia poderemos resolver tudo com simples gestos. Basta reconhecer nossos erros e tentar corrigi-los. (Resumo feito por Ítalo Assis)


Gostou do filme ? Compre-o aqui !
                                                                                          
                                                                         Bjjos do Ítalo Assis .

0 comentários:

Postar um comentário