domingo, 10 de abril de 2011

Mitologia Grega



                Quando estamos lendo Percy Jackson, são mencionadas várias figuras mitológicas, como os Titãs, os centímanos, ciclopes, deuses e hérois antigos, e muitas vezes ficamos nos perguntando "quem foi este?", "qual a história desse mesmo?", "esse é o deus (a) de que?", e para ajudar a situá-lo nessa aventura, aqui vão algumas definições e histórias.

               Titãs: Os Titãs foram 12 dos filhos dos primitivos senhores do universo, Gaia e Urano. Seis eram do sexo masculino - Oceano, Ceo (pai de Leto), Crio, Hipérion, Jápeto (pai de Prometeu) e Cronos - e seis do feminino - Téia, Réia (mãe dos deuses do olímpo), Têmis (a justiça), Mnemósine (a memória), Febe (a Lua) e Tétis (deusa do mar). Tinham por irmãos os três hecatonquiros (centímanos), monstros de cem mãos que presidiam os terremotos, e os três Ciclopes, que forjavam os relâmpagos (foram os ciclopes que forjaram o raio-mestre de Zeus).
Urano não gostava dos Ciclopes e dos Hecatonquiros por isto os prendeu no Tartáro. Gaia então instigou entre seus filhos a revolta. Foi Cronos, o mais jovem, que assumiu a liderança da luta contra Urano e, usando uma foice oferecida por Gaia, castrou seu pai. O sangue de Urano, ao cair na terra, gerou os gigantes; da espuma que se formou no mar, nasceu Afrodite.
Com a destituição de Urano, os titãs libertaram os outros irmãos e aclamaram rei a Cronos, que desposou sua irmã Réia e voltou a prender os hecatonquiros e os ciclopes no Tártaro.
             
            Os Titãs mais conhecidos são:
Atlas, condenado por Zeus a "segurar" o céu, impedindo que se encontre com a Terra. Atlas foi o líder dos Titãs na batalha contra os deuses. Hércules visitou Atlas, e chegou até a segurar um pouco o peso do céu sobre seus ombros, no monte Etna, após o jardim das Hespérides, da árvore das maçãs de ouro.











Prometeu, após roubar o fogo dos deuses e dar aos homens, foi condenado a ficar em um abismo, onde seu fígado era devorado por um corvo, e sempre que era reconstituído, o corvo voltava e o devorava novamente, por toda a eternidade. Era o titã das profecias.


                                                                                      Por Rávilla G.

0 comentários:

Postar um comentário